terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Estado civil : SEPARADO!



Conhecem aquela musiquinha que depois dos parabéns todo mundo canta ? :
 "Com quem será ,  com que será que Maria vai casar? Vai depender, vai depender se o João vai querer."
Pois bem, estava numa festinha de uma garotinha de 7 anos com minha família, quando logo após o tradicional parabéns alguém puxou o coro da musiquinha, até então normal, o anormal foi a reação da aniversariante que começou a entoar a musica "certa";
"Com quem será , com quem será que a Laura* vai casar? Ela já casou, ela já casou, teve muitos filhos e já se separou!"
Os convidados soltaram a maior gargalhada e logo foram se servindo e a música passou batida, a única pessoa que me pareceu incomodada além de mim (e meu marido) foi o avô da menina que na hora retrucou onde ela teria aprendido aquilo. Detalhe, os pais da menina não são separados.
Sou de um tempo (nossa, já estou balzaquiana mesmo!) onde era uma farra a hora do parabéns da festa da amiga, porque assim não perderíamos a oportunidade de dar  um "toque" para o paquera dela ou no mínimo  matá-la de raiva ou  vergonha por brincar com o nome do cara mais feio ou nada haver da turma.  Essa nova musiquinha esta demasiadamente atualizada prô meu gosto, sai de lá pensando a que ponto estamos chegando.
Não quero discutir aqui quem deve , quem não deve e por quais motivos ou não  deve  se  separar, mesmo porque sou  contra.(rs, nada aberta).
A questão é , está tudo muito natural e comum e principalmente para as crianças..
Para completar, hoje fui brincar um pouco na piscina com a minha filha e uma menina de 10 anos muito simpática começou a conversar comigo, a brincar com minha filha e aí começou a sessão interrogatório:

-Tia, você só tem ela de filha?
- Não, tenho mais um menino.
-Ah, não pretende ter mais?
- (rss) não minha querida tá de bom tamanho.
- Pais casados ou separados?
- AH????????????
- Você é casada com o pai deles, é separada ou cada um tem um pai?
- Minha linda, graças a Deus muito bem casada com o pai dos dois.

Quase desmaiei, só não enfiei minha cara na água por meia hora porque minha filha é um bebê e não sabe nadar.
Queria que esses episódios da vida pudessem ser filmados como num reality show, porque a naturalidade com que ela me perguntou era digno de atuação de Fernanda Montenegro, queria poder ter como mostrar e comprovar o que digo.
Existem coisas que não deveriam ser tão naturais.
O que quero dizer é que está tão comum a questão do casa e descasa que parece que as crianças nem sofrem, que os casais nem se preocupam ou lutam para darem certo.(pergunte a esses personagens daqui a 5, 10 anos se eles tem a mesma opinião de hoje em relaçãoa  separação).
Sou filha de pais separados, quando meus pais se separaram eu já tinha 20 anos e me lembro muitas vezes de ter pedido isso a eles, eu não era nenhuma criança, uma jovem mulher prestes a casar, então na teoria eu sabia muito bem o que estava pedindo, digo na teoria, porque só depois que os meses e anos se passaram e começamos a viver a nova realidade de família dividida (não existe família dividida, família foi feita para ser unida, uma só) é que me dei conta de que essa teoria na prática é bem dura e diferente.
Tenho ouvido em aconselhamentos mulheres desejando a separação, filhos preferindo a morte do que a continuação do casamento dos pais, ninguém sabe o que tem pedido.
Tenho uma amiga que enfrentou duas separações e hoje está só, entrando quase nos seus 60 anos, o que ela tem a dizer é bem menos alegre e natural do que a  moderna musiquinha cantada após o parabéns.
A modernidade é muitas vezes necessária, mais tem coisas.... É melhor que fiquem como no tempo da vovó.

*Laura é o nome fictício , afinal o mundo é pequeno e todo mundo se conhece...rs.

Um comentário: