sábado, 8 de maio de 2010

De que Tempo Você é?


Acho que estou ficando velha, embora não pareça. Ou será que sou um ET e só agora me dei conta que estou no planeta errado?
Talvez esteja fora de moda, mas se  moda for essa que estão divulgando por aí, então definitivamente me enclausurei num museu e me esqueci.
No "meu tempo" era uma diversão brincar de esconde-esconde, gato mia, corda e elástico.Hoje as meninas brincam de ficar horas penduradas no celular de última geração ou de "conversar" pelo computador.
No "meu tempo" quando agente gostava de algum menino, agente corria que nem louca atrás dele durante o recreio ou para bater nele ou para fugir dele. Hoje as meninas é que tomam a iniciativa de dizer que querem beijar muiiiiiiiiiiito.
No "meu tempo" era o máximo ter coleção de Melissinhas (as famosas sandalias de plástico), pintar a unha só quando a mãe deixava isso já beirando a velhice dos 11 anos!Hoje, o que conta é ter coleção de sapatos de salto alto e que sejam das grifes internacionais, não é necessário mais implorar para a mamãe passar o esmalte dela, nem que seja de mau jeito, hoje, existem salões de beleza especializados para crianças, com direito a cabelo, maquiagem, manicure e até aplicação de sílios e dentes postiços.
No " meu tempo" dormia depois do Jornal Nacional e era obrigada a tomar um copo de leite, fazer xixi ,escovar os dentes rezar o Pai Nosso todas as noites. Hoje, as crianças só se deitam após saberem quem foi eliminado no último paredão do BBB, lá pelas tantas da noite, depois de verem muitas cenas impróprias para menores e até mesmo maiores com um pouco de senso crítico, tomar mais um gole de refrigerante, sem escovar os dentes e rezar...Rezar? Por onde começa mesmo?
No "meu tempo" minha maior ansiedade era ficar esperando em frente ao forno do fogão os intermináveis 30 minutos até que o melhor bolo de chocolate do mundo ficasse pronto, o bolo da minha mãe. Hoje em dia, não é preciso ser ancioso, as mães não sabem cozinhar, também se soubesse não teriam tempo, comprar na doceria mais chique e famosa é bem mais prático.
No "meu tempo" respeitar professor, fazer lição de casa, estudar até de madrugada para prova e ficar nervosa na hora de fazê-la era a coisa mais importante da vida e amigo de escola era para toda vida. Hoje, professor apanha, fazer lição nem pensar, estudar então para que? se a "cola" tem até uma versão hi-tec e amigo de escola foi feito ou para ser espancado, baleado é claro que com tudo filmado para ser colocado na internet para diversão da galera.
No "meu tempo" dançavamos horas e riamos muito também daquele que ficava com a vassoura e é claro que fugiamos dela, o legal era dançar nem que fosse com a melhor amiga. Hoje, não existe mais a vassoura, mas, tem sempre que esteja de fora olhando os dançarinos, mas, agora ninguém foge dele e  sim perseguem ele, porque ele tem umas "bolinhas" que são muito mais legais do que dançar a noite inteira, aliás, elas são tão boas, que com elas dança-se até sem música.
No "meu tempo" propaganda de margarina exibia uma família unida e feliz, não tinha nada mais lindo do que felicidade de popaganda de margarina. Hoje, até isso mudou! A família feliz não existe, tem lá um filho pequeno entrevistando o atual namorado da mãe e avó que deveria ser "quadrada", recrimina a "quadradice" do garoto.
No "meu tempo" tantos dos meus sonhos foram planejados, sonhados para serem vividos hoje,mas, parece que o tempo de hoje não me acompanhou em muitos deles, queria muito um tempo de hoje que sonhasse as coisas que eu sonhei, que eu acredito e acreditei para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário