terça-feira, 10 de abril de 2012

Abuso Espiritual


Eu já fui vítima de abuso espiritual e sinceramente não foi sinalizada para mim nenhuma bandeira de alerta sobre o perigo que me rondava. Essa é a grande arma característica do abusador, a sutileza. Eu e meu marido já tinhamos uma caminhada na fé, mas desta vez para nós era diferente, realmente tinhamos entendido o novo nascimento com Cristo e estávamos eufóricos, nos derramando de alegria por aquele momento.
Os abusados tem essa característica em comum: coração muito aberto para Deus!
Queremos agradá-Lo, queremos conhecê-Lo, estar no centro de sua vontade e um desejo enorme em acertar o alvo a tal ponto que simplesmente confiamos que todos tem o mesmo pensamento e atitudes e caminham para a mesma direção. É como se fosse uma ingenuidade descomedida.Creio que existe somente uma direção e é a que nos leva a Cristo.
Então, ou estamos no caminho que nos leva a Ele ou naquele que nos leva direto ao precipício.Todos nós temos um tempo de amadurecimento na vida, as meninas amadurecem mais rápido que os meninos. Existem meninos que já são homens e que nem maduros são, não é? (rss). Brincadeiras a parte, na nossa caminhada espiritual acontece da mesma forma, a medida que vamos caminhando, vamos amadurecendo,uns mais e outros menos, são etapas, níveis de amadurecimento nas diversas áreas da caminha cristã. Somente quando eu amadureci nessa área, consegui romper com meu abusador.
O caminho que nos leva a descobrir que estamos sendo vítimas de abuso, na maioria das vezes, é muito longo. Isso só não basta, precisamos nos libertar do abusador o que pode demorar ainda outros anos da nossa vida.
Certa vez , uma irmã me disse exatamente assim: "- Desde que sai da igreja onde estava, nada mais na minha vida dá certo, tudo dá pra trás, vou voltar, não adianta, se não tiver junto do pastor fulano, minha
vida não irá romper."
A declaração é forte não é? Pasmem em saber, que essa moça tinha profundo conhecimento de que era abusada na igreja onde estava e não aguentava mais viver assim, foi por iniciativa dela querer sair. Parece simples se libertar do abusador, mas não é, e isso depende muito de quantos anos fomos abusados e que nível de abuso nos permitimos sofrer.
Eu e meu marido já largamos todo tipo de atividade que nos gerasse renda para sustentar nossa casa , vivíamos como costumam falar erroneamente: pela fé. E que fé era a nossa que não tínhamos nem o mínimo para sobreviver? (era essa a pergunta que nos era feita, além de tudo, colocavam a culpa na nossa falta de fé por viver assim tão a míngua).Tudo contávamos ao nosso líder e o consentimento dele era mais importante que a nossa real vontade.Coloquei (pelo menos tentei) meu líder no lugar do meu pai terreno e graças a Deus, por mais encontros e desencontros que eu e meu pai já tivemos na vida, ele sempre será o meu pai, insubstituível.Moro numa cidade de praia e perdi as contas de quantas vezes não pudemos desfrutar desse privilégio, porque senão, iríamos para a disciplina, ouviríamos aquele sermão particular de exortação ou a famosa "indireta mais que direta " mensagem vinda de cima do púlpito. Enquanto o líder pregava, dava um jeitinho de dizer que:- Tem líder na igreja que, ao invés de estar na obra, está é na praia!!! Numa igreja que vive sobre esse tipo de liderança, não precisa se dar nome aos bois, todo mundo sabe da vida de todo mundo, uma atitude como essa é sempre taxada pelo abusador de REBELIÃO.
Era sempre cobrada a ter uma conduta que os que viviam mais intimamente ( a nata, a cúpula) com o líder não tinham, nem ele próprio.Vi muitos ministérios se expandirem estruturalmente, enquanto os missionários enviados ao campo, não tinham nem o básico para sobreviver.
Sempre soube que aquilo que fazemos com o coração não precisa ser dito nem tão pouco recompensado, me constrangi ao ver uma campanha para colocar cadeiras na igreja e cada membro que doava uma cadeira tinha seu nome estampado atrás da mesma. Para quê? Mais uma atitude para constranger quem não aderira a ordem.
Quando as escamas começam a cair dos nossos olhos e quando já não suportamos mais essa mortalha em que nos permitimos viver, as coisas ficam claras e uma frase que eu sempre ouvia e nunca tinha prestado atenção, me incomodou :"- todo mundo que saiu daqui não tem sucesso na vida, está pior do que
quando entrou aqui e todos sem exceção tem profundo arrependimento em ter saído."

Uma declaração assim quer dizer o que? Felicidade ? Estranho demais, um líder satisfeito com a desgraça alheia.Eu posso testemunhar que minha vida está em crescente avanço desde que rompi com essa relação abusada x abusador. Meu pai terreno tem comigo uma relação de amor e amizade como nunca tivemos, vejo que hoje, parei de querer que meu pai fosse quem nunca foi e o amo simplesmente por ele ser quem ele é.
Os meus irmãos do antigo convívio me tratam como desconhecida, mas eu não os julgo, realmente eles não me conhecem como eu não os conheço, nos permitimos a isso. Sei que um dia, também terão suas escamas tiradas e assim, tudo ficará bem.É como se falássemos outra língua, daí não dá mesmo para se entender, no dia que entre nós existir profundo amor aquele que realmente nos une fará com que, nem que seja através de sinais a gente se entenda.
Livre de tudo aquilo que me prende, e tenta fazer de mim quem eu não sou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário