terça-feira, 10 de abril de 2012

Carnaval 2011


Do mesmo modo que algumas amigas estão "fechando" pacote de
viagem para Salvador com direito a abadá, outras estão indo para
o Rio de Janeiro com lugar garantido na arquibancada da Marquês
de Sapucaí, eu e Dani estamos preparando as malas para o retiro de
Carnaval.
O pessoal da minha igreja irá para Mossoró- RN e o da Dani
para a Prainha-CE; corre-corre com aluguel de casa, transporte,
alimentação, o que vai na mala? O que definitivamente sai da mala?
rss.
Expectativa grande sobre o itinerário, a programação, ficar
mais "esperta" para não cair pela milésima vez na brincadeira da
pasta de dente enquanto dormir.
Relembrando uma antiga marchina de carnaval: " ...não me leve a
mau hoje é carnaval..." Me justifico em poder ficar na cama até mais
tarde nesses dias, comer porcarias deliciosamente engordativas,
simplesmente relaxar. Minhas amigas pela mesma justificativa da
música, beijarão mais na boca de desconhecidos tentando bater o
recorde uma das outras ou até mesmo o próprio (!!!), misturarão
bebida alcóolica e esvaziarão frascos de lança - perfume.
Eu me pergunto (e te pergunto Dani): -Será que trabalhei mesmo o
ano passado todo tão intensamente para Cristo que me dou o direito
de, por ser carnaval, relaxar os 4 dias?
Não quero polemizar, nem tão pouco parecer religiosa coisa que nem
combina comigo. Apenas quero mentes pensantes , fervilhando nesse
pré-carnaval!

A morte recente de uma jovem que caiu de um trio-elétrico em
movimento, me fez pensar que nem começou a grande folia e já
começaram a anunciar tragédias.
Qual seria o caminho a tomar? Afinal, a bebedeira sem fim, a
violência, a deturpação do sexo não combina em nada com a gratidão
que originou*o carnaval.
Que estratégia seria a mais acertada pelos nascidos de novo, num
país tão carnavalesco quanto o nosso? Como já falamos, faz parte da
nossa cultura o frevo, o bumba-meu-boi, o "choro" da cuica...
Colocaremos nós também o bloco na rua da maneira como somos?

Ou deixa o povo se acabar que depois entramos nós em cena ,na
quarta-feira de cinzas, para contabilizar o estrago daqueles que
botaram o bloco na rua e enfiaram o pé na jaca?
Faltam 7 dias para a sexta-feria de carnaval, será que ainda da tempo?
Será que acertamos no itinerário? Será que dá para pelo menos parar
para refletir?
E AGORA???
Monique Castellani ( em dúvida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário