sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Que assim seja todos os dias


Estava refletindo sobre as idas e vindas dos relacionamentos e o caos que está hoje esse tipo de relação e como que as mídias sociais ao mesmo tempo que aproximam, também afastam , parece complicado mais não é.
Qual foi a última vez que você pegou o telefone para desejar feliz aniversário a um amigo?  Agora, se for para falar  para quantos amigos enviou uma mensagem (praticamente com as mesmas palavras para todos) de aniversário aí fica mais fácil não?
Creio que o diálogo sempre foi complicado entre a raça humana, desde que o mundo é mundo  e tem se esfriado cada vez mais! E para um povo que não gosta de ler ou lê muito pouco, a interpretação de texto fica deficiente e a comunicação escrita pra lá de Bagdá. O reflexo  disso é que na prática, agimos muito mau (ou não agimos) quando esse é o assunto, tudo isso porque a gente não treina. Lembram da lei do uso e do desuso?
Pessoas queridas deixam de se abraçar, as mãos já não se tocam mais num forte aperto e o sorriso ao se cumprimentar, tem virado tímidas olhadelas.
A gente julga demais, fala muito e não age quase nada.
Lembrei de uma prima querida, que na década de oitenta costumava trocar longas cartas com ela, existia uma distância de mais de três mil quilômetros que nos separava, o carteiro da cidade dela tinha a fama que abria todas as cartas antes de entregar (cidade muito pequena tem dessas coisas, rs). Por precaução, trechos das nossas cartas eram escritas  em código  para que o carteiro leitor ficasse sem saber o desfecho dos nossos papos. Hoje depois de tantos anos, converso com ela através das redes sociais, mais essa facilidade não tornou essas conversas tão constantes quanto as nossas cartas, talvez  a coisa da dificuldade tenha seu glamour né?
Sinto falta dessas coisas, então não me acomodo e na minha vida quem é importante tem seu valor e a manifestação desse amor para mim  é lei.
Gosto de responder uma a uma, cada  mensagem que recebo no dia do meu aniversário. Por exemplo, sou contra aquele costume que as pessoas tem de responder coletivamente, por acaso, todos seus amigos se reuniram para lhe mandar uma mensagem coletiva? Uai, claro que não!!
Até entendo que a vida seja corrida para todos, mas, desconfio de quem não tem tempo para parar e agradecer um amigo que parou um minutinho seus afazeres e  desejou coisas boas  a outro.
Nesse meu último aniversário, graças a Deus recebi muitas mensagens, achei curioso que quase  todas foram enviadas de forma privada , será que as pessoas tem algum tipo de receio de expor seus sentimentos? Não combina desnudar a vida para as redes sociais a cada passo que se dá e esconder de todos o que vai na alma....
 Mas teve uma mensagem que embora tenha sido enviada de forma privada chamou muito minha atenção e me emocionou.
A mulher de um primo (eu tenho muitos primos e primas, incontáveis historinhas, rs) muito querido , mas, que eu ainda não conheço pessoalmente, me mandou uma mensagem e fiquei profundamente tocada  porque  ela atravessava um momento muito difícil de dor; seu pai estava na uti num quadro delicado e no meio de uma situação dessa, ela se lembrou de parar um minutinho, não olhar para sua dor e soube me desejar coisas lindas, numa mensagem que não foi curta nem tão pouco vazia de sentimentos. Isso tem sido tão raro nos relacionamentos e uma pessoa que só me conhece de longe investiu em mim!
Como seria bom se todos nós  fizéssemos o propósito de ser menos egoístas diariamente em tudo!
Uma vez estava passando a maior pindaíba da minha vida e tinha o dinheiro contado para o pão da semana, só que chegaram em casa uns dez jovens (na época pastoreávamos jovens), bem na hora do café, fui para a padaria lamentando com Deus:
- Como é que eu vou fazer? Era o dinheiro do pão da semana e vou usar de uma vez só e com os outros!! E amanhã?
 Gente, o Senhor foi muito bom comigo e com sua doçura de sempre, pediu que eu tivesse paz porque Ele que me dava o dinheiro do pão da semana e compartilhar o que não faz falta ou o que sobra, não é compartilhar. Acho que não preciso dizer que tive uma das melhores manhãs da minha vida aquele dia e no outro dia, além de vir o pão do dia, veio uma compra que dava para o mês!
Vamos compartilhar nossos sentimentos e o que mais for necessário para fazermos bonito e diferente no tempo que estivermos morando por aqui? Eu acredito profundamente que você e eu podemos. ;-)

Um comentário:

  1. Vamos sim! Tá combinado. Você é uma benção minha querida. Deus seja louvado pela sua vida.

    ResponderExcluir