quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ser alguém sem ser ninguém


Fui fazer uns exames  e por conta dos horários disponíveis da médica , tive que  mudar minha rotina diária e levar minha filha junto antes do  horário do colégio. Estávamos esperando minha vez, quando a funcionária que serve o café na clínica , uma mulher ainda jovem  e muito simpática notando minha filha de uniforme, veio  puxando papo com ela :

- Minha princesa vai para o colégio?
Isso mesmo! Estude "bem muito"para ser alguém na vida. Eu sempre digo aos meus filhos, que estudem para serem diferente de mim e ser alguém na vida.

Esse fim de frase dela, cortou minha alma e  eu tive que fazer a observação:

- Minha flor, você até pode querer que seus filhos tenham as oportunidades de emprego que você não teve por não ter tido a chance de se dedicar aos estudos, mas, você tem seu valor. Mesmo servindo café, algo tao simples e comum, você é alguém na vida sim!

Rapidamente os olhos dela encheram d'água e ela ficou travada na mesma posição me ouvindo falar, sem ao menos piscar, quando eu acabei, ela sorriu tao doce e saiu.

Fiquei pensando quantas pessoas nesse mundo pensam exatamente igual a essa mulher e de como esse mundo de hoje reforça isso nas pessoas, imprimindo cada vez mais uma correria em busca de coisas que talvez nem nos faça feliz.
Para mim ser alguém na vida está longe de ter um canudo debaixo do braço ou pendurado na parede.
Me lembrei agora do Dr.  Roger Abdelmassih um ex - médico, especialista em reprodução humana e um dos pioneiros da fertilizaçao em vitro no Brasil , com certeza ele tem um currículo de primeira, construiu um patrimônio milionário, influente na alta sociedade do Brasil, prestigiado, conhecido e reconhecido e diferente do que a moça do café pensa, para mim ele não é ninguém na vida.
Um homem sem caráter, usou a medicina de forma vergonhosa e repugnante,  foi acusado  de  abusar sexualmente  de mais de sessenta  ex-pacientes  enquanto estavam sob efeito de sedativos no momento que passavam por procedimentos médicos (muito bem pagos diga-se de passagem) em sua clínica.
Esse homem tinha tudo e não tinha nada.
 Sem caráter, valores concretos e fundamentados em Algo Maior que nós, somos vazios, entregues a um caminho que podemos saber até que direção tomar, mas não sabemos onde vai nos levar.
Se era para fazer como ele fez , teria sido muito mais bonito se o doutor em questão, nunca tivesse estudado. Seria melhor que ele estivesse servindo café dignamente como a mulher da clínica, que provavelmente cria filho sozinha como a grande  maioria das mulheres do nosso país, levanta de madrugada e pega dois ônibus  lotados para chegar ao emprego e depois de um dia de trabalho, ainda chega em casa e dá conta dos afazeres de dona de casa, que garanto a vocês não são poucos.
Ser alguém na vida para mim é amar , respeitar a si mesmo e ao próximo, trabalhar seja no que for com amor ao que faz e dignamente, sorrir com quem sorri, chorar com quem chora, errar e mesmo assim tentar de novo e nunca esquecer que sem Ele, não somos nada.
Como é triste, ser alguém sem ser ninguém!




Um comentário:

  1. Lindoo Monique. Eu também tinha um blog, mas acabei parando de escrever nele, agora deu saudades quando li o seu.
    Continue sempre escrevendo, você é uma pessoa especial e muito iluminada.
    Beijos

    ResponderExcluir