quinta-feira, 25 de junho de 2015

Privacidade ao menos para morrer


Esse mundo tecnológico em que vivemos mergulhados tem nos deixado cada vez mais distantes de um mundo real, de gente de carne e osso, com bons sentimentos porque de maus  o virtual tá impregnado.
Lembro que uma vez andei fazendo uma faxina nas coisas da minha avó e no meio de tanta relíquia, tinham umas fotos de família, tanta gente querida, os carecas de hoje já foram cabeludos e aquela tia gordinha de hoje já foi tão magrinha e no meio dessas fotos engraçadas,tinham de pessoas que já se foram mais continuam tão amadas e vivas dentro de mim.
Aí de repente um susto, uma foto de um  caixão com um defunto dentro e um monte de gente em volta dele fazendo pose, pose triste, ninguém sorrindo, mais com feições compenetradas ...
- Creeeedo vó pra quê tirar uma foto dessa?
- Ahhh, esse é Zé Mutuca, era muito bacana ele, primo meu de terceiro grau...
- Mas vó, joga fora isso !!!
Daqui a pouco começo a achar mais umas dez fotos parecidas e ela foi dizendo quem era... Não me explicava o porque dessas fotos, ia contando a vida da pessoa, como era querida... Minha mãe querendo explicar , grita da cozinha:
- Naquele tempo as famílias vinham para São Paulo e quando morria um parente, uma amigo, eles mandavam a foto do velório, não dava tempo de chegar, não tinha essa facilidade de avião... Era um conforto para quem estava longe num momento de dor.

Essa história me marcou, e com o passar de tantos anos  hoje me lembrei dela, com a morte do cantor famoso Crisitano Araújo. Em menos de 24 horas da partida repentina desse jovem rapaz, em meio a tanta comoção, as aves de rapina começaram a dar seus vôos sobre a dor humana.
Recebi primeiro as fotos do acidente que vitimizou o cantor, depois do corpo sem vida ainda em suposto atentimento médico e ainda que se não bastasse recebi o vídeo da autópsia, onde a funcionária  que filma tudo tem a capacidade de pedir para  quem prepara o corpo sem vida de um ser humano :
 - Dá um tchau ai!!!!

Como assim? Diante de um corpo sem vida .... Filmar e dizer dá um tchau aí ???
Perdemos o limite, perdemos a razão!!!
Perdemos a noção, a educação, o bom senso, perdemos o respeito pela dor alheia.
Vivemos num mundo em que tudo tem que ser compartilhado nem que seja mentira, nem que seja imaginário...  Qual sentido de filmar um momento como esse?
 Minha bisavó uma mulher analfabeta, humilde,  olhava Roberto Carlos na tv e dizia na sabedoria dela que " um homem desse não pode morrer nunca!"
Conseguem entender? Ela entendia a arte dele, mergulhava fundo na poesia dele e tinha sensibilidade para compreender que uma pessoa como aquela deveria ser eterna, uma mulher que quando precisava assinar o nome tinha que botar o dedão na almofada de tinta e carimbar no documento, sabia o que era respeito pela arte, por um ser humano. E nós cada vez mais letrados, com acesso a tecnologia, cultura, lamentavelmente,  temos caminhado a passos largos para um precipício, um buraco negro onde parece que alguns tem preferido chegar nele mais rápido,pulando de trampolim, se jogando e arrastando quem estiver por perto.
 Minha alma está enlutada, vivo num mundo onde tocar fogo em índio, estuprar crianças, espancar animais até a morte, apedrejar quem não tem religião igual a minha, humilhar  uma pessoa por sua opção sexual  virou normal. Espero sinceramente que os responsáveis por esse vídeo sejam punidos pelas leis desse país que insistem em não serem aplicadas , quem sabe alguém com vergonha resolva isso e que uma palavra chamada PRIVACIDADE volte a fazer parte do nosso vocabulário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário