sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Eu erro, tu erras, ele erra, nós erramos!

 - Errar é humano!
Inúmeras vezes ouvi essa frase e muitas delas disse isso a mim mesma querendo me animar para não deixar de vez a peteca cair.
Já errei muito. Algumas vezes  o mesmo erro, algumas situações foram engraçadas, outras me fizeram sentir uma verdadeira pateta e outras,  me levaram  à  lona me deixando sem chão.
Dos erros cômicos me renderam boas risadas e várias estórias que realmente, só quem me conhece bem sabe como elas são a minha cara.
Os erros no melhor estilo pateta foraqm aqueles que eu sabia no fundo, no fuuuuuuuuuuundo que realmente poderíam no mínimo me dar uma tremenda  dor de cabeça. Por já ter vivido uma situação parecida, por conhecer os personagens envolvidos no contexto ou pior, por ter já vivido no erro e mesmo assim ter dado uma chance ao destino.
Batata: BUMMMMMMMM!!
Estouro da bomba, ora, não se dá segunda chance para as mesmas caras, estórias e emoções, conclusão: Cara de pateta! Errando pela segunda vez: burra. burra, burra!!!
Já os erros que me levaram à lona, me deixaram como diria Caetano Veloso: "caminhando contra o vento, sem lenço, sem documento" . Esses sim, me trouxeram com o passar do tempo e das dores o equilíbrio e a maturidade.
Recentemente errei inocentemente, não em considero inocente, mas foi um erro infanto-juvenil, que causou grande estrago, ainda tenho juntado as peças da estória, cacos de mim mesma, mas sinto que cresci e amadureci.

Estou saindo desse ciclo marcada pelo erro, ninguém pode ver, mas, eu posso.Quando me deparo com alguns "sinais parecidos" um alarme soa dentro de mim:

Alerta!Atenção!
Veneno mortífero, Areia movediça,
Não prossiga, o fim você conhece muito bem.

Reconhecer o erro é difícil, mas quando tomamos logo essa decisão, por mais doloroso que seja no começo, é essa mesma dor que nos impulsiona para avançar.Quando responsabilizamos outra pessoa por nosso erro, sem querer , estamos fazendo de volta o mesmo percurso que nos levará a uma nova dor, só que desta vez com proporções e consequeências maiores.Quando tomamos nossa responsabilidade no erro, abrimos a porta para que a dor traga junto com ela o aprendizado, a sabedoria e a maturidade.
A sabedoria para mim é um dom a ser adquirido ao longo dos anos da nossa existência.Ela caminha junto com a maturidade e é a tal maturidade, que muitas vezes nos desvia do velho trilho que nos conduz direto ao precipício do erro.
Errar é humano, mas, reconhecer o erro e voltar ao ponto de partida é algo divino. Só na presença de Deus é possível suportar esse trajeto.
Mas, antes de adquirir  maturidade e sabedoria existe um longo trajeto a ser percorrido....
Eu erro, tu erras, ele erra, NÓS erramos!